Identificar os melhores animais e selecioná-los como pais da próxima geração garante ao produtor a certeza de possuir um rebanho sempre superior ao do passado, graças a boa genética selecionada que é transmitida de pai para filho. A utilização de tecnologias que permitam a correta identificação de animais superiores se faz necessária para diminuir erros na seleção e possibilitar o ganho genético acelerado através do aumento da frequência de variantes dos genes favoráveis.
A Associação Brasileira de Criadores de Bovinos das Raças Wagyu (ABCBRW), visando exercer maior atuação e protagonismo nos aspectos técnicos da raça, e identificando a grande importância da avaliação genética do rebanho Wagyu do Brasil, criou o PMGRW, o programa de avaliação genética oficial da ABCBRW.
O PMGRW é o mais novo projeto da ABCBRW, que tem como objetivo trabalhar de forma unificada todas as informações relacionadas à genética Wagyu já geradas e a serem geradas pelos sócios, com vistas a fornecer informações estratégicas para a tomada de decisões de seleção, acasalamentos e melhoramento genético da raça Wagyu mediante a Avaliação Genética Genômica. Através da consolidação de dados previamente gerados e fornecidos por criadores associados, e do acoplamento dos dados genômicos que começarão a ser produzidos à partir de agora, pretende-se gerar valores de DEP (diferença esperada na progênie) para características de Peso, Carcaça, Eficiência Alimentar,
Resistência a Carrapato, Termotolerância, Tamanho de Umbigo, Pelagem, Conformação, Musculosidade, Precocidade, Tamanho, Medidas Corporais Funcionais, Fertilidade, entre outras, a fim de permitir que os criadores apliquem o melhoramento genético de precisão aos seus rebanhos. As características serão
incorporadas ao PMGRW à medida que forem acumuladas pela associação e existirem em quantidade estatisticamente adequada para sua análise.
Espera-se que com o projeto PMGRW, a ABCBRW e seus associados atinjam os seguintes ganhos:
Inicialmente o PMGRW irá analisar as características já comumente coletadas pelos criadores: pesos (ao nascimento e ao sobreano), avaliação de carcaça ao abate (peso de carcaça ajustado para a idade, escore de espessura de gordura e marmoreio), empregando a genômica como ferramenta de potencialização da informação, para permitir comparações entre toda a população avaliada da raça no Brasil e no mundo. À medida que os criadores se envolvam no PMGRW, outras características serão incorporadas e DEP geradas para elas.
O projeto PMGRW é uma ação protagonizada pela ABCBRW, estando a execução técnica sob responsabilidade da empresa Agropartners Consulting Ltda.
O programa será de propriedade dos associados da ABCBRW, os quais serão os principais beneficiários do seu sucesso, sendo, portanto fundamental a participação efetiva dos criadores, gerando dados e compartilhando informações, de maneira a desenvolver coletivamente essa importante ferramenta que é essencial para o futuro e o crescimento do Wagyu Brasileiro.